O VALOR SOCIAL GERADO POR EMPRESAS SOCIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA META-SÍNTESE
PDF

Palavras-chave

Empresa Social
Criação de Valor Social
Meta-Síntese
Revisão de literatura

Como Citar

Bezerra-de-Sousa, I. G., Morais-da-Silva, R. L., Takahashi, A. R. W., & Segatto, A. P. (2020). O VALOR SOCIAL GERADO POR EMPRESAS SOCIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA META-SÍNTESE. Revista De Gestão Social E Ambiental, 13(2), 75–92. https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i2.1973

Resumo

As empresas sociais estão ganhando destaque no mercado e notoriedade no ambiente acadêmico por criarem produtos e serviços que geram valor social com foco na resolução de problemas da sociedade. No entanto, devido à contemporaneidade do tópico, ainda existem lacunas teóricas a serem abordadas. Uma delas está relacionada à forma como o valor social é gerado pelas empresas sociais. Esse ponto específico deu origem ao objetivo deste estudo que é analisar como as empresas sociais podem criar e potencializar o valor promovido à sociedade. No que se refere ao método empregado, utilizou-se a meta-síntese como estratégia de pesquisa, seguindo os passos de Hoon (2013), cujo objetivo é extrair, analisar e sintetizar evidências de estudos de casos qualitativos para construir teoria. A fim de cumprir os objetivos da pesquisa, inicialmente, foram analisados 44 artigos identificados nas bases de dados internacionais, Web of Science e Scopus, e nacionais, Spell e Scielo, sendo oito deles selecionados para comporem a análise do estudo. Os achados desta pesquisa podem ser sintetizados na proposta de cinco elementos que contribuem para a criação e a potencialização do valor social no contexto de empresas sociais, sendo eles: i) envolvimento com stakeholders; ii) mobilização de recursos; iii) cultura centrada na inovação; iv) planejamento estratégico aliado à missão social e ao valor econômico e; v) marketing – foco no beneficiário/consumidor. Assim, os resultados encontrados desvelam informações úteis sobre a relevância da criação de valor pelas empresas sociais, bem como apresentam cinco elementos que representam atitudes, comportamentos e estratégias latentes para o alcance do impacto social.

https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i2.1973
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...