ANÁLISE DE STAKEHOLDERS EM INDÚSTRIA DO SETOR PLÁSTICO: UMA APLICAÇÃO DA NORMA ABNT NBR ISO 14001:2015
PDF

Palavras-chave

ABNT NBR ISO 14001. Analytic hierarchy process (AHP)
Sistema de gestão ambiental. Stakeholder

Como Citar

Silva, F. C., Shibao, F. Y., dos Santos, M. R., & Barbieri, J. C. (2020). ANÁLISE DE STAKEHOLDERS EM INDÚSTRIA DO SETOR PLÁSTICO: UMA APLICAÇÃO DA NORMA ABNT NBR ISO 14001:2015. Revista De Gestão Social E Ambiental, 13(2), 40–57. https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i2.1828

Resumo

A última revisão da norma ISO 14001 sobre Sistemas de Gerenciamento Ambiental (SGA) incluiu a obrigatoriedade de que a organização reconheça as partes interessadas (stakeholders) em seu desempenho ambiental. Este estudo teve como objetivo identificar os stakeholders e hierarquizar sua influência sobre o desempenho ambiental de uma indústria de transformação de material plástico. Utilizou-se a abordagem de métodos mistos e dividiu-se a pesquisa em duas fases. A fase qualitativa consistiu na realização da pesquisa-ação e emprego da técnica de grupo focal para identificação dos stakeholders e suas necessidades e expectativas, e, em seguida, sua classificação. A fase qualitativa empregou o método AHP para a hierarquização dos stakeholders. No que concerne aos tipos de stakeholders, foram identificadas quatro classes: definitivos, dependentes, dominantes e facultativos e, dentre esses, cerca de 50% foram classificados como primários por exercerem influência direta sobre decisões e atividades da empresa.  Em relação à prioridade de interesses, constatou-se que proprietários, clientes e órgãos governamentais receberam a atenção primária, enquanto a comunidade de entorno e os grupos ambientais ocuparam a posição menos relevante. As contribuições teórica e prática do estudo consistem, respectivamente, em um modelo de identificação e classificação dos stakeholders para o setor de transformação de material plástico e uma ferramenta de planejamento do SGA.

https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i2.1828
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...