Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis - Estudos de Casos: Purificadores de Água Brastemp e Carpetes Interface

Authors

  • Jacques Demajorovic
  • Luciana Maturana

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v3i3.179

Abstract

A forma tradicional de desenvolvimento de produtos e as práticas de marketing adotadas por grande parte das empresas representam um grande desafio para tornar o atual modelo econômico efetivamente sustentável. Isto decorre do fato de que o discurso e as práticas das teorias de marketing contribuem para o distanciamento do que chamamos de sustentabilidade; ora por meio do próprio modelo produtivo em que estão inseridas, ora pela aplicação de ferramentas que o alimentam. No entanto, tem-se hoje disponível uma variedade de ferramentas de gestão ambiental que possibilitam às organizações reorientar seus processos de tomada de decisão de forma a mitigar seus impactos socioambientais e promover maior eficiência em seus processos. Este trabalho analisa as principais características de cinco ferramentas de gestão ambiental e, por meio da realização de estudos de casos, discute como o emprego destas ferramentas vem alterando a forma de desenvolvimento de produtos e os processos de comunicação das empresas Brastemp e Interface. A partir da análise em profundidade dos websites das empresas escolhidas, avaliou-se como o uso destas ferramentas e resultados são efetivamente comunicados pelas organizações aos seus diferentes públicos. Os resultados da análise revelam diferenças significativas entre as duas empresas no que concerne à comunicação dos atributos socioambientais de produtos e processos. Além disso, considerando o caso Interface, infere-se que as ações estratégicas da empresa no campo da sustentabilidade e a disponibilização de uma variedade de informações por meio de seu website potencializam um processo de aprendizado a todas as suas partes interessadas.

Palavras-chave: Marketing socioambiental, Brastemp, Interface.

AbstractThe traditional way of developing products and the marketing practices used by most of the business corporations challenge the goal of transforming the actual economic model into a more sustainable one. In fact, marketing practices contribute to divert production model from sustainability. However, a variety of environmental management tools is available today, which can reorient decision making processes and, at the same time, promote more efficiency in the production and service models. This paper presents the main features of five environmental management tools and shows how Brastemp and Interface companies are incorporating these tools into their strategies in order to review product development and communication actions. Based on an analysis of the websites of these two companies, it is discussed how environmental strategies and the results achieved by the organizations in this field are communicated to different stakeholders. The result of this investigation shows significant differences between the two organizations in the way they communicate environmental attributes in the websites. Besides, in the case of Interface, it is possible to speculate that the environmental strategy implemented by this company and the way information is available in the website enhance a learning process of all its stakeholders.

Keywords: social environmental marketing, Brastemp, Interface.

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Published

2009-12-09

How to Cite

Demajorovic, J., & Maturana, L. (2009). Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis - Estudos de Casos: Purificadores de Água Brastemp e Carpetes Interface. Revista De Gestão Social E Ambiental, 3(3), 102–119. https://doi.org/10.24857/rgsa.v3i3.179