CONSCIÊNCIA SAUDÁVEL E CONFIANÇA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO NA COMPRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

Authors

  • Thaíssa Velloso Castelo Branco
  • Eluiza Alberto de Morais Watanabe Universidade de Brasília
  • Solange Alfinito UnB

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i1.1730

Keywords:

Teoria do Comportamento Planejado, confiança, consciência saudável, alimentos orgânicos

Abstract

O objetivo da pesquisa foi analisar os fatores que influenciam o consumo de alimentos orgânicos, e sua relação com a intenção de compra e com o comportamento dos consumidores utilizando a Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Especificamente, analisou-se a influência da inserção da confiança do consumidor e da consciência saudável na TCP. Foram aplicados 251 questionários junto a consumidores de frutas, legumes e hortaliças orgânicas.  A análise de dados foi feita por meio da Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados mostraram que as normas subjetivas, atitude e controle percebido influenciam diretamente a intenção de compra de orgânicos e esta, por sua vez, impacta o comportamento dos consumidores. Em contrapartida, a confiança não foi significativa no modelo de predição. Por fim, a consciência saudável impactou a intenção de compra, mas de forma pouco expressiva. A pesquisa contribui para a diminuição da lacuna de estudos brasileiros sobre o tema e analisa a inserção de mais duas dimensões ao modelo da TCP. Implicações adicionais são discutidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Thaíssa Velloso Castelo Branco

Graduada em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Temas de interesse: comportamento do consumidor e consumo consciente.

Eluiza Alberto de Morais Watanabe, Universidade de Brasília

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta do Departamento de Administração da UnB. Interesse em temas relacionados ao marketing de alimentos, comportamento do consumidor de alimentos, consumo consciente e sustentável.

Solange Alfinito, UnB

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB com pós-doutorado na Aarhus University, Dinamarca. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UnB. Temas de interesse: consumo consciente, consumo de alimentos, comportamento do consumidor e seus aspectos éticos e culturais.

Published

2019-05-15

How to Cite

Branco, T. V. C., Watanabe, E. A. de M., & Alfinito, S. (2019). CONSCIÊNCIA SAUDÁVEL E CONFIANÇA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO NA COMPRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 13(1), 2–20. https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i1.1730