O PAPEL DA POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA LOGÍSTICA REVERSA EM EMPRESAS FARMACÊUTICAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i1.1640

Keywords:

Logística Reversa, Medicamentos, Indústria Farmacêutica, Política Nacional de Resíduos Sólidos

Abstract

A grande utilização de produtos fármacos em diversos segmentos da saúde vem se tornando um possível problema ambiental, uma vez que o descarte incorreto, feito pela população, dos resíduos no meio ambiente por falta de legislação especifica de retorno destes resíduos, ainda é uma realidade nacional. Esta lacuna proporcionada pela falta de legislação reflete diretamente nos processos de logística reversa da indústria farmacêutica. A criação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), lei federal 12.305 de 2010, busca exatamente suprir esta necessidade e propor ações de responsabilidade compartilhada em todos os elos da cadeia de suprimento. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o processo de logística reversa utilizado pela indústria farmacêutica no Brasil à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), constituindo um estudo qualitativo, que envolveu a realização de entrevistas com gestores de empresas fabricantes de medicamentos, representante de classe, redes de farmácias e o órgão regulador do setor. Como resultados, pode-se observar uma extensa cadeia de suprimento, a qual é responsável pela distribuição dos medicamentos, porém, não ativa no processo reverso, com isto, identificou-se apenas um fluxo reverso para os medicamentos vencidos nas farmácias, não se preocupando com o último elo de consumo. Foram identificados como principais direcionadores da logística reversa na indústria farmacêutica os aspectos mercadológicos, operacionais, legais e custo. Por fim, observou-se que a cadeia de suprimento da indústria farmacêutica, desde o fabricante até as redes de farmácias, ainda não está preparada para atender as demandas da PNRS, embora exista uma articulação em curso visando ao atendimento dessas demandas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Roger Augusto Luna, Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV

Pesquisador em Gestão de Operações e Sustentabilidade. Estudos com foco em Cadeias de Suprimentos, Contrafação em Operações e Logística Reversa. Afiliado ao Depto. POI - GVCelog da EAESP-FGV.

Fernando Luiz Emerenciano Viana, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Professor Doutor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifor/CE

Published

2019-05-15

How to Cite

Luna, R. A., & Viana, F. L. E. (2019). O PAPEL DA POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA LOGÍSTICA REVERSA EM EMPRESAS FARMACÊUTICAS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 13(1), 40–56. https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i1.1640