MOTIVOS DA NÃO EVIDENCIAÇÃO DE RELATÓRIOS SOCIOAMBIENTAIS DAS COMPANHIAS LISTADAS NO NOVO MERCADO DA B3
DOI:
https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1588Keywords:
Responsabilidade Social Corporativa, Governança Corporativa, Evidenciação Ambiental.Abstract
Embora se reconheça que, nos últimos anos, tenha ocorrido um crescimento na divulgação de relatórios de responsabilidade socioambiental das empresas, admite-se ainda que há um longo caminho a ser percorrido no sentido de que esses relatórios atendam seus usuários, considerando as características de materialidade, consistência, integridade e responsabilidade na informação socioambiental. Nesse contexto, elegeu-se, como objetivo geral, analisar os motivos para não evidenciação dos relatórios socioambientais das empresas listadas no segmento Novo Mercado da B3. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa, pesquisa do tipo descritiva e documental fazendo uso dos formulários de referência disponibilizados pelas empresas. Como conclusão do estudo, pode-se constatar que as empresas do segmento do Novo Mercado da B3 não estão preocupadas em buscar a tão almejada “diferenciação” mercadológica, pois, do universo de 126 empresas, 56 não evidenciaram os relatórios socioambientais e apenas 42 apontando os motivos da não evidenciação. Sendo eles: (i) não possuem políticas socioambientais (23 empresas); (ii) precisam melhorar os seus processos internos (7 empresas); (iii) fatores organizacionais e valores (7 empresas); (iv) custos (3 empresas); e (v) Legislação e Regulamentação Ambiental (2 empresas). Como contribuição acadêmica apresentou-se um novo motivo para não divulgação dos relatórios de sustentabilidade – não possuir políticas socioambientais