DETERMINANTES INSTITUCIONAIS DO DESEMPENHO SOCIAL CORPORATIVO: COMPARAÇÃO ENTRE EMPRESAS NO BRASIL E CANADÁ

Authors

  • Rômulo Alves Soares Universidade Federal do Ceará
  • Mônica Cavalcanti Sá de Abreu Universidade Federal do Ceara - UFC, Fortaleza
  • Pedro de Barros Lela Pinheiro Marino Universidade de Brasilia
  • Silvia Maria Dias Pedro Rebouças Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1579

Keywords:

Desempenho Social Corporativo, Sistema Nacional de Negócios, Teoria Institucional

Abstract

Esse estudo analisa a influência das características do ambiente institucional no qual as empresas se inserem no desempenho social corporativo. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, que utilizou dados secundários de empresas no Brasil e Canadá, que atuam nos setores de utilidade pública, petróleo e gás e materiais básicos. O desempenho social corporativo foi calculado a partir de informações dos relatórios de sustentabilidade publicados pelas empresas, as características financeiras foram retiradas dos relatórios anuais e as características institucionais foram medidas por meio de indicadores de diversos órgãos internacionais. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, teste t e regressão de dados em painel. Os resultados mostram que o controle de corrupção é determinante para influenciar o desempenho social corporativo das empresas no Brasil e Canadá, exercendo influência também sobre a sua dimensão ambiental. Para a dimensão exclusivamente social, observou-se um impacto significativo da qualidade da relação entre sindicatos e empregadores. O estudo mostra que forças isomórficas operam no campo institucional e afetam a adoção de um comportamento socialmente responsável. Situando o estudo em países institucionalmente distantes, tais como Brasil e Canadá, esse estudo reforça a influência do sistema nacional de negócios sobre o desempenho social corporativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rômulo Alves Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Administração e Controladoria - PPAC na Universidade Federal do Ceará; Mestre em Administração e Controladoria - PPAC/UFC, graduado em Ciências Atuariais - UFC.

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, Universidade Federal do Ceara - UFC, Fortaleza

Professor Associado III  da UFC - Bolsista Produtividade do CNPq (1D), Professor Associado do Departamento de Administração, Pós-Doutorado em Industrial Engeneering - Institute for Manufacturing - Unversity of Cambridge - UK, Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC), Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (UFRJ), Graduação em Engenharia Química (UFC)

Pedro de Barros Lela Pinheiro Marino, Universidade de Brasilia

Servidor técnico administrativo da Universidade de Brasília, Mestrado em Administração e Controladoria - PPAC na Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduado em Administração de Empresas pela FEAAC

Silvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Possui doutorado em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (2007) e Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, no ramo de especialização de Probabilidades e Estatística, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2001). Atualmente está em Pós-Doutorado na Universidade do Algarve, em parceria com a Universidade de Salamanca. É professora adjunta na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Published

2019-02-04

How to Cite

Soares, R. A., Abreu, M. C. S. de, Marino, P. de B. L. P., & Rebouças, S. M. D. P. (2019). DETERMINANTES INSTITUCIONAIS DO DESEMPENHO SOCIAL CORPORATIVO: COMPARAÇÃO ENTRE EMPRESAS NO BRASIL E CANADÁ. Revista De Gestão Social E Ambiental, 12(3), 39–57. https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1579