DETERMINANTES INSTITUCIONAIS DO DESEMPENHO SOCIAL CORPORATIVO: COMPARAÇÃO ENTRE EMPRESAS NO BRASIL E CANADÁ
PDF

Palavras-chave

Desempenho Social Corporativo
Sistema Nacional de Negócios
Teoria Institucional

Como Citar

Soares, R. A., Abreu, M. C. S. de, Marino, P. de B. L. P., & Rebouças, S. M. D. P. (2019). DETERMINANTES INSTITUCIONAIS DO DESEMPENHO SOCIAL CORPORATIVO: COMPARAÇÃO ENTRE EMPRESAS NO BRASIL E CANADÁ. Revista De Gestão Social E Ambiental, 12(3), 39–57. https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1579

Resumo

Esse estudo analisa a influência das características do ambiente institucional no qual as empresas se inserem no desempenho social corporativo. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, que utilizou dados secundários de empresas no Brasil e Canadá, que atuam nos setores de utilidade pública, petróleo e gás e materiais básicos. O desempenho social corporativo foi calculado a partir de informações dos relatórios de sustentabilidade publicados pelas empresas, as características financeiras foram retiradas dos relatórios anuais e as características institucionais foram medidas por meio de indicadores de diversos órgãos internacionais. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, teste t e regressão de dados em painel. Os resultados mostram que o controle de corrupção é determinante para influenciar o desempenho social corporativo das empresas no Brasil e Canadá, exercendo influência também sobre a sua dimensão ambiental. Para a dimensão exclusivamente social, observou-se um impacto significativo da qualidade da relação entre sindicatos e empregadores. O estudo mostra que forças isomórficas operam no campo institucional e afetam a adoção de um comportamento socialmente responsável. Situando o estudo em países institucionalmente distantes, tais como Brasil e Canadá, esse estudo reforça a influência do sistema nacional de negócios sobre o desempenho social corporativo.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1579
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...