HEURÍSTICA DA ANCORAGEM E AJUSTAMENTO COMO INFLUENCIADORA DA INTENÇÃO DE COMPRA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
PDF

Palavras-chave

Tecnologia da Informação Verde (TI Verde)
Consumo de Tecnologia da Informação
Sustentabilidade
Heurística da Ancoragem e Ajustamento

Como Citar

Zwicker, A. A., & Löbler, M. L. (2018). HEURÍSTICA DA ANCORAGEM E AJUSTAMENTO COMO INFLUENCIADORA DA INTENÇÃO DE COMPRA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE. Revista De Gestão Social E Ambiental, 12(2), 39–54. https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i2.1526

Resumo

A Tecnologia da Informação encontra-se arraigada no escopo do desenvolvimento em uma escala global. Em virtude disso, abordar o consumo na perspectiva da Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) assume grande relevância no enfrentamento dos desafios para consecução da sustentabilidade ambiental. Assim, o objetivo deste estudo é verificar o efeito da ancoragem na intenção de compra dos consumidores de TI Verde. Em um delineamento complexo, um quase experimento foi aplicado em laboratório, com alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas da Informação de uma Universidade Federal, totalizando 170 respondentes. A âncora utilizada foi um vídeo informacional sobre lixo eletrônico previamente exposto à fase de instrumentalização da pesquisa. Para o experimento foram elaborados dois tipos de anúncios (A = com argumento ecológico (AE); B = sem argumento ecológico), utilizando-se informações reais de comercialização de um notebook. A partir das análises quantitativa e qualitativa, os resultados indicam mais um discurso sustentável do que uma intenção de compra propriamente dita: os alunos, em geral, mencionaram fortemente o AE como aspecto do produto importante em suas opiniões, porém, isto não se refletiu na intenção de compra. Contudo, as evidências sugerem que o conhecimento dos respondentes, aliado à ancoragem, interferem na intenção de compra dos sujeitos em relação à TI Verde, enfatizando a necessidade de estudos mais aprofundados em relação aos efeitos de diferentes contextos de aplicação nos resultados. Assim, a contribuição desta pesquisa está na introdução de ancoragem como uma heurística cognitiva para a área de consumo de TI Verde.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i2.1526
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...