HEURÍSTICA DA ANCORAGEM E AJUSTAMENTO COMO INFLUENCIADORA DA INTENÇÃO DE COMPRA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE

Authors

  • Ana Amélia Zwicker Universidade Federal de Santa Maria
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i2.1526

Keywords:

Tecnologia da Informação Verde (TI Verde), Consumo de Tecnologia da Informação, Sustentabilidade, Heurística da Ancoragem e Ajustamento

Abstract

A Tecnologia da Informação encontra-se arraigada no escopo do desenvolvimento em uma escala global. Em virtude disso, abordar o consumo na perspectiva da Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) assume grande relevância no enfrentamento dos desafios para consecução da sustentabilidade ambiental. Assim, o objetivo deste estudo é verificar o efeito da ancoragem na intenção de compra dos consumidores de TI Verde. Em um delineamento complexo, um quase experimento foi aplicado em laboratório, com alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas da Informação de uma Universidade Federal, totalizando 170 respondentes. A âncora utilizada foi um vídeo informacional sobre lixo eletrônico previamente exposto à fase de instrumentalização da pesquisa. Para o experimento foram elaborados dois tipos de anúncios (A = com argumento ecológico (AE); B = sem argumento ecológico), utilizando-se informações reais de comercialização de um notebook. A partir das análises quantitativa e qualitativa, os resultados indicam mais um discurso sustentável do que uma intenção de compra propriamente dita: os alunos, em geral, mencionaram fortemente o AE como aspecto do produto importante em suas opiniões, porém, isto não se refletiu na intenção de compra. Contudo, as evidências sugerem que o conhecimento dos respondentes, aliado à ancoragem, interferem na intenção de compra dos sujeitos em relação à TI Verde, enfatizando a necessidade de estudos mais aprofundados em relação aos efeitos de diferentes contextos de aplicação nos resultados. Assim, a contribuição desta pesquisa está na introdução de ancoragem como uma heurística cognitiva para a área de consumo de TI Verde.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ana Amélia Zwicker, Universidade Federal de Santa Maria

Estuda Doutorado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Mestrado e Graduação em Administração pela UFSM (2017 e 2008). Realizou Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Exerce o cargo de Administradora na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFSM, atuando na área de capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos em educação desde 2010. Profissionalmente, possui experiência na área de Administração - Gestão Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas e Planejamento, e atualmente estuda o tema Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) na academia.

Mauri Leodir Löbler, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2014 é Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM de 2006 a 2014. Coordenador do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria no período de 1997 a 1999 e de 2005 a 2006. Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM no período de 1999 a 2001. Já participou de mais de oitenta projetos de pesquisa, ensino e extensão com a temática em decisão, informação, administração e sistemas de informações. Líder do Tema 06 - Processo Decisório e Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ? da área de ADI - Administração da Informação da ANPAD. Participante em três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Grupo de pesquisa Sistemas e Mercado. Instituição:UFSM; Grupo de pesquisa: Tecnologias da Informação e Decisão. Instituição:UFSM. Grupo de Pesquisa em Tomada de Decisão. Instituição:PUCRS; Avaliador de artigos da REAd (Revista Eletrônica de Administração editada pelo PPGA/EA/UFRGS), da Revista Brasileira de Gestão de Negócios, do International Journal of educational Administration and Policy Studies e da JISTEM (Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação), dentre outros.

Published

2018-06-21

How to Cite

Zwicker, A. A., & Löbler, M. L. (2018). HEURÍSTICA DA ANCORAGEM E AJUSTAMENTO COMO INFLUENCIADORA DA INTENÇÃO DE COMPRA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE. Revista De Gestão Social E Ambiental, 12(2), 39–54. https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i2.1526