FATORES QUE INFLUENCIAM A VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS ECOLÓGICOS POR CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CONSCIENTES

Authors

  • Fábio Teixeira de Lira Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i2.1491

Keywords:

Comportamento do consumidor, Valor percebido, Consumo ecologicamente consciente, Preocupação ambiental, Consumidores brasileiros, Empresas ecológicas.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores que estão associados à valorização dos produtos ecológicos ou de empresas ecológicas. Buscou-se, verificar se algum dos fatores testados (reciclagem, mudança de hábito, saúde, motivadores externos, preocupação ambiental) relacionava-se positivamente ao valor percebido pelo consumidor dos produtos ecologicamente corretos, utilizando uma escala formada de três outros estudos existentes na literatura. Os resultados sugeriram que a preocupação ambiental é um dos fatores mais relevantes para os respondentes e que tanto a preocupação ambiental quanto a saúde e a mudança de hábitos são fatores que estão associados positivamente ao valor, dado pelo consumidor, aos produtos, mercadorias e serviços que são ecologicamente corretos e às empresas que os levam ao mercado. Concluiu-se que a ausência de um ou mais destes fatores podem vir a dificultar o crescimento do consumo de produtos e empresas ecológicas, tornando estas ausências, barreiras a este crescimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Fábio Teixeira de Lira, Fucape Business School

Mestre em Administração de Empresas

Published

2018-06-21

How to Cite

de Lira, F. T. (2018). FATORES QUE INFLUENCIAM A VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS ECOLÓGICOS POR CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CONSCIENTES. Revista De Gestão Social E Ambiental, 12(2), 90–107. https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i2.1491