“SOZINHOS NÃO VAMOS VENCER”: PRÁTICAS COLABORATIVAS E GANHOS COLETIVOS EM UMA REDE DE EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Authors

  • Tatiane Martins Cruz Pirotti Unisinos - Aluna do PPGA
  • Cláudia Cristina Bitencourt Unisinos - Professora do PPGA
  • Douglas Wegner Unisinos - Professor do PPGA

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i3.1375

Keywords:

Redes de Cooperação, Economia Solidária, Ganhos Coletivos, Práticas Colaborativas

Abstract

Este artigo se propõe a identificar as principais práticas colaborativas utilizadas por uma rede formada por Empreendimentos de Economia Solidária de reciclagem, para a geração de ganhos coletivos. Para tanto, foi utilizado o método de estudo de caso e a coleta de dados foi feita por meio de observações e da realização de sete entrevistas. As principais práticas colaborativas identificadas são: troca de informações, formação de grupos de trabalho para busca de objetivos da rede, parcerias para realização de formações, “intercâmbio” de trabalhadores entre os empreendimentos participantes, manifestações, organização coletiva para busca de recursos. Os ganhos gerados por meio destas práticas podem ser associados às categorias propostas por Podolny e Page (1998) como aprendizagem, legitimação e status, e benefícios financeiros. Os resultados demonstram a importância da rede para o desenvolvimento e atuação dos empreendimentos que dela fazem parte e para os indivíduos que nela se inserem. Por fim, este trabalho apresenta em seus resultados informações que fortalecem a relação positiva entre as práticas colaborativas exercidas por esta rede e as categorias de ganhos apresentadas na literatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Tatiane Martins Cruz Pirotti, Unisinos - Aluna do PPGA

Possui graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), pós-graduação em Psicologia Organizacional pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (2013) e é aluna do Mestrado em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos desde 2016. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos.

Cláudia Cristina Bitencourt, Unisinos - Professora do PPGA

Professora titular e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISINOS. Possui Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2001); Mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1995); Especialização em Administração de Recursos Humanos pela FDRH/PUCRS (1990); Graduação em Administração de Empresas pela PUCRS (1989). Foi professora visitante nas Universidades de Queensland (2000 e 2003), Universidade de Lisboa (2006), Universidade Texas PanAmericana (2009, 2011) e Thunderbird School of Global Management (2009). Sua área de interesse é em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: competências, aprendizagem e gestão social.

Douglas Wegner, Unisinos - Professor do PPGA

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Líder do tema Estratégia & Cooperação na área de Estratégias Organizacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com estágio-doutorado na Universität zu Köln (Alemanha), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de empresas, arranjos organizacionais, cooperação empresarial e competitividade.

Published

2018-01-29

How to Cite

Pirotti, T. M. C., Bitencourt, C. C., & Wegner, D. (2018). “SOZINHOS NÃO VAMOS VENCER”: PRÁTICAS COLABORATIVAS E GANHOS COLETIVOS EM UMA REDE DE EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 11(3), 37–55. https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i3.1375

Most read articles by the same author(s)