PRÁTICAS DE CONSUMO CONSCIENTE EM CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA

Autores

  • Edson Roberto Scharf FURB Universidade de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Josiane Fernandes LU Lancaster University Management School Bailrigg – Lancaster
  • Juarez Perfeito Centro Universitário Municipal de São José
  • Michelle Karina Dapper FURB Universidade de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i2.1303

Palavras-chave:

Análise crítica do discurso. Consumo consciente. Consumer culture theory. Propaganda. Responsabilidade social corporativa.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar práticas de consumo consciente e discussões acerca destas, presentes em campanha publicitária de uma instituição financeira à luz da proposição de interesses temáticos desenvolvida por Arnould e Thompson (2007). O percurso analítico vai da identificação de elementos expressos nas mensagens até o entendimento dos seus elementos sígnicos. É qualitativa no método. A técnica analítica escolhida é a Análise Crítica do Discurso (ACD). Como resultado, se demonstrou que as mensagens veiculadas na propaganda do banco contêm discurso sobre o consumo consciente, refletindo ações - concretizadas ou não – da vida dos indivíduos. Também se encontrou evidências de que aspectos da Consumer Culture Theory estão presentes na ação publicitária analisada.

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Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, FURB Universidade de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Administração

Departamento de Administração Programa de Pós-Graduação em Administração

Josiane Fernandes, LU Lancaster University Management School Bailrigg – Lancaster

Doutoranda em Administração

Juarez Perfeito, Centro Universitário Municipal de São José

Reitor do CUMSJ Pesquisador em Marketing

Michelle Karina Dapper, FURB Universidade de Blumenau

Graduação em Tecnologia em Marketing Bolsista CNPQ/PIBIQ

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Scharf, E. R., Fernandes, J., Perfeito, J., & Dapper, M. K. (2017). PRÁTICAS DE CONSUMO CONSCIENTE EM CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 11(2), 73–90. https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i2.1303

Edição

Seção

Artigos