PRÁTICAS DE CONSUMO CONSCIENTE EM CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA
DOI:
https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i2.1303Keywords:
Análise crítica do discurso. Consumo consciente. Consumer culture theory. Propaganda. Responsabilidade social corporativa.Abstract
Este estudo tem por objetivo analisar práticas de consumo consciente e discussões acerca destas, presentes em campanha publicitária de uma instituição financeira à luz da proposição de interesses temáticos desenvolvida por Arnould e Thompson (2007). O percurso analítico vai da identificação de elementos expressos nas mensagens até o entendimento dos seus elementos sígnicos. É qualitativa no método. A técnica analítica escolhida é a Análise Crítica do Discurso (ACD). Como resultado, se demonstrou que as mensagens veiculadas na propaganda do banco contêm discurso sobre o consumo consciente, refletindo ações - concretizadas ou não – da vida dos indivíduos. Também se encontrou evidências de que aspectos da Consumer Culture Theory estão presentes na ação publicitária analisada.Downloads
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Published
2017-08-30
How to Cite
Scharf, E. R., Fernandes, J., Perfeito, J., & Dapper, M. K. (2017). PRÁTICAS DE CONSUMO CONSCIENTE EM CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 11(2), 73–90. https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i2.1303
Issue
Section
Artigos