O ESTADO DA ARTE DA ASSEGURAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) 2016

Authors

  • Gabriela Borges Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luiz Alberton Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ernesto Fernando Rodrigues Vicente Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i2.1260

Keywords:

Asseguração. Relatórios de Sustentabilidade. Sustentabilidade Empresarial.

Abstract

O objetivo geral desta pesquisa foi descrever o estado da arte da asseguração externa dos relatórios de sustentabilidade das empresas que compõem o ISE 2016. Este trabalho caracteriza-se como descritivo, de caráter quali-quantitativo, mediante uma pesquisa documental, com dados secundários coletados dos relatórios de sustentabilidade e de asseguração externa. Das 35 empresas que compõem a amostra, 28 submeteram seus relatórios de sustentabilidade ao processo de asseguração externa. Os resultados desta pesquisa demostraram que, dos 16 setores distintos de atuação, 61% das empresas atuam em setores regulados, e 58,3% pertencem ao nível de governança Novo Mercado. No entanto, o teste exato de Fisher, em nível de significância de 5%, não suportou a hipótese de que os setores regulados e o segmento do Novo Mercado estariam associados à opção das empresas em assegurar os seus relatórios de sustentabilidade. Quanto aos tipos de relatórios, observou-se a predominância do GRI em 97,14% dos relatórios de sustentabilidade analisados, e ainda uma forte tendência das empresas em divulgar, de forma integrada, as informações de natureza financeiras e não financeiras. Dentre os normativos utilizados pelas prestadoras de garantia, a norma de auditoria contábil NBC TO 3000 (CFC) esteve presente em 71,43% dos trabalhos realizados. Ressalta-se que 82,1% dos trabalhos de asseguração foram feitos por empresas de auditoria independente, o que reforça o know-how por parte das empresas de auditoria contábil neste segmento.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Gabriela Borges Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é aluna regular do programa de pós-graduação em Contabilidade (Mestrado) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do núcleo de pesquisas em auditoria (NEAUD)

Luiz Alberton, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (1994), graduação em Licenciatura Plena Para Professores de Formação Especial para Cursos de Ensino de 2º. Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Formou-se Gerente e Auditor Externo da Qualidade pela DGQ da Alemanha e UTFPR (Curitiba, 1998). Foi Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de: Contabilidade; Administração, Planejamento, Auditorias, Sistemas de Controles Interno, Governança Pública, auditorias de sistemas certificáveis (Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social) e custos. Na UTFPR exerceu as funções de Chefe da Divisão de Contabilidade e Assistente do Coordenador de Orçamento, Finanças e RH. Na UFSC exerceu as funções de Coordenador de Curso de Ciências Contábeis, Chefe de Departamento de Ciências Contábeis, Secretário de Planejamento e Finanças e Proreitor de Planejamento e Orçamento da UFSC (2012). Atualmente é associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Editor Científico da Revista Catarinense da Ciência Contábil. Coordenador do Núcleo de Estudos em Auditoria do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Lider (1) do Grupo de Pesquisa em Auditoria e Líder (2) do grupo de pesquisa em Empreendedorismo e Inovação no CNPq.

Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 2004. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis, do Centro Sócio-Econômico, da Universidade Federal de Santa Catarina (CCN/CSE/UFSC), tendo sido Professor Titular da UNAERP-Universidade de Ribeirão Preto e Sócio-Diretor da TECHTI-Tecnologia da Informação Comércio e Serviços. Tem publicado trabalhos em Anais de Eventos, periódicos e orientado diversos trabalhos de graduação, de iniciação científica e de pós-graduação em cursos de Contabilidade e de Administração. No Curriculo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Governança nas Organizações, Administração & Administração Financeira, Custos, ERP, Contabilidade & Controladoria.

Published

2017-08-30

How to Cite

Silveira, G. B., Alberton, L., & Rodrigues Vicente, E. F. (2017). O ESTADO DA ARTE DA ASSEGURAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) 2016. Revista De Gestão Social E Ambiental, 11(2), 36–53. https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i2.1260

Most read articles by the same author(s)