ETNOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA DA CULTURA ORGANIZACIONAL PARA A SUSTENTABILIDADE
PDF

Palavras-chave

Etnografia
Gestão do Conhecimento
Cultura Organizacional
Sustentabilidade.

Como Citar

Marcon, G. A., & Soriano-Sierra, E. J. (2017). ETNOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA DA CULTURA ORGANIZACIONAL PARA A SUSTENTABILIDADE. Revista De Gestão Social E Ambiental, 11(1), 38–55. https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i1.1234

Resumo

O conhecimento de capacidades gerenciais atreladas ao desenvolvimento sustentável adquiriu importância nos últimos tempos para as mais diversas áreas. O conceito de cultura organizacional tornou-se relevante no bojo da literatura acerca da sustentabilidade. Em diversos relatórios políticos a educação é descrita como uma ferramenta para a promoção do desenvolvimento sustentável. Uma nova cultura organizacional depende da aquisição e compartilhamento de novos conhecimentos. Há grande oportunidade para pesquisa sobre cultura organizacional voltada à sustentabilidade, uma vez que os estudos existentes ainda são escassos. A pesquisa qualitativa apresenta-se como abordagem mais adequada ao levantamento de aspectos culturais. Este artigo buscou examinar as características da observação etnográfica a fim de verificar sua adequação para investigar e caracterizar uma cultura organizacional orientada para a sustentabilidade. Com este propósito, o artigo contempla os seguintes objetivos específicos: a) elaborar uma revisão integrativa da literatura a fim de distinguir a pesquisa qualitativa da pesquisa quantitativa e identificar o conceito de etnografia; b) enquadrar a pesquisa etnográfica dentre as abordagens qualitativas particularizando-a; c) examinar a etnografia como estratégia para observar aspectos culturais. Limitou-se a analisar a adequação da etnográfica como estratégia investigativa da cultura organizacional voltada à sustentabilidade. O artigo não buscou mapear uma cultura de sustentabilidade, suas características e as prescrições para uma transformação cultural. Conclui-se que a etnografia é adequada à proposta por sua própria natureza, uma vez que dela resulta uma descrição densa do fenômeno.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i1.1234
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...