O QUE MOTIVA AS MULHERES A DOAR DINHEIRO E/OU BENS?

Authors

  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School
  • Rozelia Laurett Fucape Business School
  • Nívea Coelho Pereira Degasperi Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i3.1160

Keywords:

Doação de dinheiro, Doação de bens, Comportamento de doação da mulher.

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi compreender o que motiva as mulheres brasileiras a doarem dinheiro e/ou bens. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 doadoras que afirmaram ter doado dinheiro e/ou bens nos últimos 12 meses. Após a coleta de dados, as entrevistas foram analisadas e identificadas 47 variáveis que motivam as mulheres a realizar a doação de dinheiro e/ou bens. Estas variáveis foram agrupadas por similaridade, o que resultou em 5 grupos que tendem a explicar o comportamento de doação das mulheres. O primeiro grupo trata das “características pessoais”, o segundo das “atitudes”, o terceiro dos “sentimentos com o próximo”, o quarto das “características da organização” e por último o grupo dos “estímulos externos”.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

Professor Associado e Pesquisador da FUCAPE Business School, é doutor em Administração para Universidade da Beira Interior (UBI - Covilhã/Portugal - 2010), possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET/PR (1993), especialização em Administração pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2000) e mestrado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2007). Atua nos seguintes temas: Marketing de Serviços, Inovação e Estratégia. É coordenador do Centro de Estudos em Marketing e Estratégia da FUCAPE Business School. Pertence ao Comitê Científico da Rome Business School. É pesquisador convidado do NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, centro de pesquisa da UBI. É pesquisador associado e presidente no Brasil da International Association on Public and Nonprofit Marketing (IAPNM). É coeditor chefe da Brazilian Business Review (BBR).

Rozelia Laurett, Fucape Business School

Doutoranda em Administração pela Universidade Beira Interior (UBI - Covilhã/ Portugal - 2016), Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE Business School. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Vila Velha - UVV (2008), MBA em Gerência de Projetos (Metodologia PMI) pela UVV (2011), MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Psicologia, UNESC (2015). Atua nas seguintes áreas: Empreendedorismo, Marketing e Recursos Humanos. Experiência com setor público, privado e sem fins lucrativos.

Nívea Coelho Pereira Degasperi, Fucape Business School

Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE Business School. Graduada em Administração de Empresas pela FAESA (2001), MBA em Marketing Estratégico pela Universidade de Vila Velha – UVV. Pós graduada em Gestão Educacional pela Faculdade São Camilo. Atua nas áreas: Gestão Empresarial, Marketing, Gestão para Educação Profissional e Tecnológica. Experiência com empresas privadas e sem fins lucrativos.

Published

2016-12-20

How to Cite

Mainardes, E. W., Laurett, R., & Degasperi, N. C. P. (2016). O QUE MOTIVA AS MULHERES A DOAR DINHEIRO E/OU BENS?. Revista De Gestão Social E Ambiental, 10(3), 32–50. https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i3.1160

Issue

Section

Artigos