AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: O QUE TÊM SIDO FEITO POR ELAS?

Raquel Engelman, Rubia Marcondes Guisso, Edi Madalena Fracasso

Resumo


Nas últimas décadas as questões ambientais estão gerando mudanças nos processos econômicos e produtivos mundiais como reflexos das exigências da sociedade em relação a valores e um crescente processo de conscientização ecológica, onde já é possível entrever um número crescente de universidades em várias partes do mundo desenvolvendo estudos e implementando práticas ambientais nos seus campi. Nesta vertente, as Instituições de Ensino Superior desempenham um importante papel, ao serem fonte de conhecimento e exemplo para a sociedade. Esse artigo trata das ações ambientais oriundas das IES, visando identificar se há um comprometimento por parte das instituições com uma gestão ambiental e quais as práticas realizadas neste sentido não só porque atuam na formação dos valores da comunidade, mas também por servirem de modelo, influenciando a sociedade. Práticas ambientais visando o desenvolvimento sustentável têm sido realizadas pelas universidades pesquisadas e há inclusão de objetivos ambientalmente sustentáveis em seus programas de difusão de conhecimentos e em suas próprias políticas internas. Os resultados mostram que apesar de barreiras financeiras, muitas iniciativas são tomadas nesse sentido e há um processo crescente de conscientização em todas as pessoas envolvidas com as IES.

Palavras-chave: Instituições de Ensino Superior (IES); Comprometimento; Práticas Ambientais.

Abstract

In the last decades environmental issues are leading to changes in productive and economic global processes as reflections on society’s demand related to values and to a growing ecological awareness, where it is possible to identify a growing number of universities in various parts of the world developing studies and implementing environmental practices on their campuses. According to these aspects, higher education institutions (IES) play an important role, as source of knowledge and example for society. This article is about the environmental practices of IES, and it aims to identify if there is a commitment by the institutions with environmental management and what practices are being taken in this direction, not only because they participate in the formation of community’s values but also serving as a model, influencing society. Environmental practices aiming sustainable development are part of the reality of the surveyed universities, and there is an inclusion of environmentally sustainable goals in their programs of knowledge dissemination and in their own internal policies. The results show that despite financial barriers, many initiatives are taken in this direction and there is a growing awareness process with all individuals involved with the IES.

Keywords: Higher Education Institutions (IES); Commitment; Environmental Practices.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v3i1.115

Direitos autorais 2014 Revista de Gestão Social e Ambiental

Revista de Gestão Social e Ambiental ISSN: 1981-982X