“NÃO ACREDITO EM CONSUMO VERDE”. O REFLEXO DO CETICISMO NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR. "I DO NOT BELIEVE IN GREEN CONSUMPTION". THE REFLECTION OF CETICISM IN CONSUMER PURCHASING BEHAVIOR.

Authors

  • Sergio Silva Braga Junior Univ. Estadual Paulista - UNESP http://orcid.org/0000-0002-4979-1988
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo - FEARP/USP
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i3.1133

Abstract

A discussão sobre o consumo verde e, consequentemente sobre os produtos verdes oferecidos no varejo atrai a atenção do consumidor quanto ao seu estilo de consumo. Contudo, é importante saber se o consumidor está ou não indiferente (cético) ao tema em questão. Sendo assim, a presente pesquisa busca saber: Será que o ceticismo produz efeito mediador entre a intenção de compra e a compra declarada para produtos verdes no varejo? Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a influência do ceticismo como mediador para o consumo de produtos verdes no varejo observando como o consumidor percebe esta questão na sociedade. Para resolver esta questão e atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa por meio de um survey junto a uma amostra de 1028 consumidores reais coletados em três capitais brasileiras, Brasilia/DF, Salvador/BA e Belo Horizonte/MG. A análise de dados foi feita utilizando a modelagem de equações estruturais por meio do software SmartPLS 2.0 M3. O resultado indica que o ceticismo não possui efeito mediador para a relação entre intenção de compra e compra declara, mas, por outro lado e comparado a outras pesquisas, a relação entre intenção de compra e compra declarada vem aumentando ao longo do tempo em termos de carga fatorial e isso pode significar que o consumidor está se mostrando mais atento as questões ligadas ao consumo de produtos verdes no varejo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Sergio Silva Braga Junior, Univ. Estadual Paulista - UNESP

Graduado em Administração. Mestre em Administração de Organizações pela FEARP/USP e Doutor em Administração pela UNINOVE. Pós-Doutorado pela FEARP/USP em Administração.

Edgard Monforte Merlo, Universidade de São Paulo - FEARP/USP

Graduado em Economia pela FEA/USP, Mestre em Economia pela FEA/USP e Mestre e Doutor em Administração pela FEA/USP

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Graduado e Mestre em Fisica pela USP e Doutor em Educação pela UNICAMP

Published

2016-12-20

How to Cite

Braga Junior, S. S., Merlo, E. M., & Silva, D. da. (2016). “NÃO ACREDITO EM CONSUMO VERDE”. O REFLEXO DO CETICISMO NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR. "I DO NOT BELIEVE IN GREEN CONSUMPTION". THE REFLECTION OF CETICISM IN CONSUMER PURCHASING BEHAVIOR. Revista De Gestão Social E Ambiental, 10(3), 2–15. https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i3.1133

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)