GOVERNANÇA DOS RECURSOS DE USO COMUM E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS DA PESCA NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Authors

  • Elaine Cristina de Oliveira Menezes Professora do Curso de Gestão Pública da UFPR - Campus Litoral
  • Maurício Roque Serva Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento.
  • Luciana Francisco de Abreu Ronconi Professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina ministrando aulas no Curso de Administração Pública da ESAG - Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas.

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i1.1109

Keywords:

Pesca artesanal, Governança dos recursos de uso comum, Desenvolvimento territorial sustentável.

Abstract

Esse artigo busca analisar os arranjos institucionais da pesca artesanal na Grande Florianópolis, com o intuito de compreender as possibilidades e os limites para a governança dos recursos de uso comum no contexto do desenvolvimento territorial sustentável da região. A pesquisa é de caráter qualitativo e valeu-se de estudo exploratório-descritivo e de entrevistas semiestruturadas com representantes da pesca artesanal da Grande Florianópolis. Os resultados apontaram que as comunidades de pesca estão buscando alternativas para fortalecer a governança local do setor. Entretanto, existem limites dessa governança, grande fragmentação das ações, conflitos e desarticulação dos atores envolvidos. Além disso, os atores que compõem os arranjos institucionais da pesca artesanal têm se organizado pouco no sentido de tornar essa atividade mais sustentável do ponto de vista social e ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Professora do Curso de Gestão Pública da UFPR - Campus Litoral

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Sociologia Política Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e pelo Programa de Pós-graduação em Administração do Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro integrante do Núcleo de pesquisa Politeia ESAG/UDESC. Professora do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral.

Maurício Roque Serva, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento.

Mestrado de Doutorado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV); pós-doutorado em Gestão e Autonomia Social na École des Hautes Études Commerciales de Montréal de 1996 a 1998. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento.

Luciana Francisco de Abreu Ronconi, Professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina ministrando aulas no Curso de Administração Pública da ESAG - Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas.

Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-doutorado na Universidade Técnica de Lisboa, no âmbito do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações do Instituto Superior de Economia e Gestão. Atualmente é Professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina ministrando aulas no Curso de Administração Pública da ESAG - Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas. É membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública - NISP e do Grupo de Pesquisa Coprodução do Bem Público sob a ótica de Accountability, Responsabilidade Social e Terceiro Setor – POLITEIA.

Published

2016-06-21

How to Cite

Menezes, E. C. de O., Serva, M. R., & Ronconi, L. F. de A. (2016). GOVERNANÇA DOS RECURSOS DE USO COMUM E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS DA PESCA NA GRANDE FLORIANÓPOLIS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 10(1), 22–40. https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i1.1109

Issue

Section

Artigos