PERCEPÇÃO DO IMPACTO DA NBR 15575 NA SUSTENTABILIDADE DA EDIFICAÇÃO.
PDF

Palavras-chave

Ecoeficiência
Desempenho
Durabilidade

Como Citar

Moura, J. M. B. M. de, Santos, J. T. dos, & Gohr Pinheiro, I. (2016). PERCEPÇÃO DO IMPACTO DA NBR 15575 NA SUSTENTABILIDADE DA EDIFICAÇÃO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 10(1), 72–92. https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i1.1107

Resumo

A construção civil brasileira tem enfatizado tanto a qualidade de processos e produtos como aspectos relacionados à sustentabilidade. Destaca-se a contribuição que a NBR 15575 traz às temáticas, ao versar sobre requisitos e critérios de desempenho de edificações habitacionais. Neste sentido, esta pesquisa analisou a percepção de construtoras e incorporadoras do município de Blumenau-SC, no que tange aos impactos da NBR 15575 na sustentabilidade ambiental das edificações. Entrevistas não estruturadas foram aplicadas aos responsáveis técnicos das empresas, tendo sido possível constatar que apenas 30% dos entrevistados conhecem a norma. Ademais, um significativo grupo afirmou que ela impacta muito mais no custo do que propriamente na sustentabilidade ambiental da obra. Esta percepção, contudo, não impede a aplicação de medidas voltadas ao uso racional de água e energia, bem como à gestão de resíduos, sendo estas ações consideradas uma obrigatoriedade enquanto que a Vida Útil de Projeto ainda é pouco levada em conta. Referente ao Manual de Uso, Operação e Manutenção, os entrevistados percebem que os usuários o utilizam de forma incipiente. Por fim, concluiu-se que as empresas entrevistadas têm uma significativa consciência quanto à sustentabilidade ambiental, porém não a percebem relacionada à ecoeficiência organizacional.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i1.1107
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...