COMPORTAMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: ANÁLISE DOS PROJETOS REALIZADOS NO VAREJO SUPERMERCADISTA BRASILEIRO
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Palavras-chave

Responsabilidade Social Estratégica. Comportamento de RSE. Dimensões Estratégicas. Varejo Supermercadista.

Como Citar

Gomes, J. A., Sousa, J. L. R. de, Abreu, C. B., & Sousa Filho, J. M. de. (2015). COMPORTAMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: ANÁLISE DOS PROJETOS REALIZADOS NO VAREJO SUPERMERCADISTA BRASILEIRO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(2), 23–37. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i2.1046

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o comportamento de responsabilidade social desenvolvido pelas empresas no setor supermercadista. Para tanto, foi utilizado o modelo de Burke e Logsdon (1996) que classifica os comportamento de responsabilidade social da empresas em (a) contribuições filantrópicas, (b) benefícios para funcionários, (c) gestão do ambiente, (d) atividades políticas, e (e) características, inovações e processos relacionados a produtos e serviços. Em termos de metodologia, foi realizado um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa a partir dos projetos que constam no banco de práticas do Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas, o GVcev. A fase qualitativa envolveu a análise de conteúdo dos projetos estudados classificando-os de forma binária, enquanto a fase quantitativa envolveu um estudo de correlação entre variáveis e Análise Fatorial Exploratória (AFE). Os resultados demonstram que o comportamento de RSE predominante é a contribuição filantrópica. Aliado a isso, existe significativa correlação entre gestão do ambiente (C-GA) e o fator meio ambiente, composto pelas variáveis reciclagem e preservação ambiental; e também entre o comportamento de contribuição filantrópica (C-CF) e o público alvo comunidade.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i2.1046
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