A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS CORPORATIVAS NA INTENÇÃO DE COMPRA E O EFEITO MODERADOR DO TIPO DE CONSUMIDOR

Authors

  • Antonio Benedito Oliveira Jr Centro Universitário da FEI http://orcid.org/0000-0001-6349-7091
  • Melby Karina Zuninga Huertas Centro Universitário da FEI
  • Mauro José Oliveira Centro Universitário da FEI

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i1.1025

Keywords:

Triple Bottom Line, sustentabilidade, paradigma social dominante, marketing sustentável, estratégia de marketing, e comportamento do consumidor.

Abstract

As recentes mudanças no ambiente de negócios têm levado os pesquisadores de marketing a prestar especial atenção à sustentabilidade como um interessante tema de pesquisa. Apesar dos progressos alcançados no estudo da sustentabilidade, há uma escassez de pesquisas sobre sob o viés do marketing. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar: i) a relação entre as dimensões (Econômica, Social e Ambiental) de uma estratégia corporativa baseada no Triple Bottom Line (TBL) e a Intenção de Compra (IC) do consumidor, após exposição a dois diferentes estímulos de comunicação (ações sustentáveis/ações não sustentáveis); ii) o efeito moderador do Tipo de Consumidor (Verde/Não Verde) nessa relação. Realizou-se um levantamento online com 1.703 indivíduos. Por meio de Modelagem de Equações Estruturais e testes ANOVA, comprovou-se relação entre as dimensões Econômica e Ambiental da estratégia TBL e a IC, bem como o efeito moderador do Tipo de Consumidor. Esta pesquisa gera subsídios para a incorporação da sustentabilidade nas decisões estratégicas das empresas, especificamente as relacionadas à comunicação de ações baseadas no TBL.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Antonio Benedito Oliveira Jr, Centro Universitário da FEI

Antonio Benedito de Oliveira Jr é pesquisador e doutorando em Administração pela FEI - SP, possui mestrado em Administração pela EBAPE - FGV, MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC - RJ, especialização em Gerenciamento na Construção Civil pela EP - USP, e é Engenheiro Civil pela EESC - USP.

Melby Karina Zuninga Huertas, Centro Universitário da FEI

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado do Departamento de Administração do Centro Universitário da FEI.

Mauro José Oliveira, Centro Universitário da FEI

Doutor e mestre em Administração pelo Centro Universitário da FEI.

Published

2015-08-28

How to Cite

Oliveira Jr, A. B., Zuninga Huertas, M. K., & Oliveira, M. J. (2015). A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS CORPORATIVAS NA INTENÇÃO DE COMPRA E O EFEITO MODERADOR DO TIPO DE CONSUMIDOR. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(1), 2–18. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i1.1025

Issue

Section

Artigos