A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS CORPORATIVAS NA INTENÇÃO DE COMPRA E O EFEITO MODERADOR DO TIPO DE CONSUMIDOR
PDF

Palavras-chave

Triple Bottom Line
sustentabilidade
paradigma social dominante
marketing sustentável
estratégia de marketing
e comportamento do consumidor.

Como Citar

Oliveira Jr, A. B., Zuninga Huertas, M. K., & Oliveira, M. J. (2015). A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS CORPORATIVAS NA INTENÇÃO DE COMPRA E O EFEITO MODERADOR DO TIPO DE CONSUMIDOR. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(1), 2–18. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i1.1025

Resumo

As recentes mudanças no ambiente de negócios têm levado os pesquisadores de marketing a prestar especial atenção à sustentabilidade como um interessante tema de pesquisa. Apesar dos progressos alcançados no estudo da sustentabilidade, há uma escassez de pesquisas sobre sob o viés do marketing. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar: i) a relação entre as dimensões (Econômica, Social e Ambiental) de uma estratégia corporativa baseada no Triple Bottom Line (TBL) e a Intenção de Compra (IC) do consumidor, após exposição a dois diferentes estímulos de comunicação (ações sustentáveis/ações não sustentáveis); ii) o efeito moderador do Tipo de Consumidor (Verde/Não Verde) nessa relação. Realizou-se um levantamento online com 1.703 indivíduos. Por meio de Modelagem de Equações Estruturais e testes ANOVA, comprovou-se relação entre as dimensões Econômica e Ambiental da estratégia TBL e a IC, bem como o efeito moderador do Tipo de Consumidor. Esta pesquisa gera subsídios para a incorporação da sustentabilidade nas decisões estratégicas das empresas, especificamente as relacionadas à comunicação de ações baseadas no TBL.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i1.1025
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Deprecated: Non-static method PKPApplication::getRequest() should not be called statically in /emnuvens/periodicos/clientes/rgsa/ojs/plugins/reports/scieloSubmissionsReport/ScieloSubmissionsReportPlugin.inc.php on line 32

Deprecated: Non-static method PKPApplication::getRequest() should not be called statically in /emnuvens/periodicos/clientes/rgsa/ojs/plugins/reports/scieloSubmissionsReport/ScieloSubmissionsReportPlugin.inc.php on line 32

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...