CRIAÇÃO DE VALOR E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Antonia Lais Costa Araújo Leal, Ana Augusta Ferreira de Freitas, Raimundo E. Silveira Fontenele

Resumo


O objetivo geral deste trabalho é analisar de que forma ocorre a criação de valor em empreendimentos sociais. Especificamente, busca-se diferenciar a criação de valor no empreendedorismo comercial da criação de valor no empreendedorismo social e analisar os fatores que influenciam a criação de valor. Para tanto, foram estudados três empreendimentos sociais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, analisadas pela técnica de análise de conteúdo. As categorias resultados financeiros positivos, melhorias sociais ou transformação da realidade social e sobrevivência do empreendimento social apareceram como fatores que influenciam na criação do valor alcançado por todos os empreendimentos estudados. Em uma organização surgiu uma nova categoria teórica que diz respeito ao desejo de se tornar um empreendimento comercial. Conclui-se que a criação de valor em empreendimentos sociais se apresenta de forma multidimensional, envolve elementos sociais e financeiros e se consubstancia a partir da resposta a alguns fatores.

Palavras-chave


Empreendedorismo Social; Criação de valor; Negócios Sociais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i1.1009

Direitos autorais 2015 Revista de Gestão Social e Ambiental

Revista de Gestão Social e Ambiental ISSN: 1981-982X