Diretrizes para Autores
O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a versão preliminar apresentada em anais de eventos científicos nacionais e internacionais;
•Visando a internacionalização, a partir de 2022, os artigos aceitos para a publicação, nos idiomas português e espanhol, deverão ter uma versão no idioma inglês;
•Em virtude do grande número de submissões de artigos teóricos, a RGSA priorizará os artigos oriundos de pesquisa empíricas;
•O artigo submetido à RGSA será avaliado primordialmente quanto a seu mérito científico;
• O artigo pode ser submetido em português, espanhol ou inglês;
• O artigo deverá ter no máximo quatro autores;
• A RGSA estimula a participação, em regime de fast track dos melhores artigos apresentados em congressos da área. Vale ressaltar que esses artigos passam pela avaliação double blind review e são submetidos aos mesmos critérios de seleção adotados em relação aos demais textos;
• O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;
• O Editor pode aceitar ou não o artigo submetido para publicação, de acordo com a política editorial do periódico;
• O Editor pode sugerir alterações do artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria quanto em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA);
• Os artigos devem ser escritos em linguagem clara e objetiva. O autor deve evitar a linguagem coloquial, jargões da área e termos técnicos sem a devida explicação;
• É fundamental que os textos sejam submetidos à revisão de português, pois artigos com problemas dessa natureza serão rejeitados;
• Os textos devem vir acompanhados, em arquivo separado, de carta que autorize a publicação e a cessão de direitos autorais;
A RGSA adota as recomendações do Manual de Boas Práticas da Publicação Científica, aprovado na Assembleia da ANPAD, Curitiba, 28.05.2017. Substitui a primeira versão, de 25.09.2010. - o autor que tem um artigo em processo de avaliação não deve submeter outro até receber a avaliação final da submissão; - a cada ano, a fração de artigos originários de uma determinada instituição (isto é, com pelo menos um autor, docente ou discente, a ela vinculado) não deve exceder 15% do total de artigos publicados; e - não deve ser publicado, no mesmo ano, mais de um artigo de um autor, independentemente da posição deste na autoria do texto. Embora a RGSA publique artigos que contribuem com a prática gerencial, é um periódico voltado à comunidade acadêmica. Desta forma, não serão aceitos trabalhos que tratem apenas da aplicação de modelos e ferramentas gerenciais em organizações, ou mesmo a análise de casos que não tenham contribuição ao avanço do conhecimento teórico ou resultados empíricos que estimulem futuras pesquisas na área. A fundamentação teórica deve ser consistente, com pesquisa bibliográfica atualizada e realizada em periódicos nacionais e internacionais importantes para a área de conhecimento.
Normas para publicação
• O arquivo deve estar em formato Microsoft Word ou RTF, não podendo ultrapassar 2MB;
• Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA).
• O texto deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 em espaço simples e alinhamento justificado;
• Nos parágrafos, o recuo especial da primeira linha é de 1,25cm e não há espaçamento entre eles;
• O layout da página deve ser feito em papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm);
• Os artigos devem ter, no mínimo, 14 e, no máximo, 17 páginas, incluindo tabelas, notas e referências.
• A seguinte estrutura deve ser seguida na redação do artigo: título, resumo, palavras-chave, abstract, key-words, introdução, fundamentação teórica, método de pesquisa, resultados da pesquisa, análise e discussão dos resultados, considerações finais (principais conclusões, limitações da pesquisa e recomendações para futuros estudos) e as referências;
• O título do trabalho e das seções do artigo devem ser escritos em caixa alta e os subtítulos em caixa baixa, ambos em negrito com numeração arábica correspondente;
• Não é permitido incluir subtítulo imediatamente após um título ou um subtítulo, é necessário, pelo menos, um parágrafo que os separe;
• Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto, e escritos em fonte 10;
• O resumo estruturado deve ter, no máximo, 250 palavras e ressaltar o objetivo, o método de pesquisa e os principais resultados; bem como o abstract correspondente, a saber:
Objetivo: descrever o objetivo do estudo e problema/questão de pesquisa.
Referencial teórico: apresentar as principais bases teóricas que fundamentam a pesquisa.
Método: apresentar a metodologia utilizada no estudo, bem como as técnicas de pesquisa utilizadas.
Resultados e conclusão: apresentar os principais resultados e achados da pesquisa.
Implicações da pesquisa: principais contribuições gerenciais, acadêmicas e/ou sociais da pesquisa.
Originalidade/valor: descrever a contribuição do estudo, para o avanço da ciência na área e/ou práticas de gestão socioambiental das organizações, alinhado ao escopo da RGSA.
Palavras-chave: mínimo 4 e Máximo 6 palavras-chave.
• O(s) autor(es) devem destacar de quatro a seis palavras-chave que indiquem o conteúdo do trabalho; assim como as Keywords correspondentes; • Negritos devem ser utilizados apenas em títulos e subtítulos;
• Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico, enquanto neologismos ou acepções incomuns entre “aspas”;
• As notas devem ser evitadas, quando utilizadas devem servir para explicar ou esclarecer, de maneira sucinta, e não se confundir com referência à fonte; devem vir no final do texto, com numeração sequencial em algarismos arábicos;
• O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais, problemas dessa natureza levarão a recusa do texto pelo editor;
• O artigo aprovado para publicação será submetido à edição final e à revisão ortográfica e gramatical;
• Não deve haver identificação do(s) autor(es) no corpo do trabalho. Em página separada deverão ser apresentado(s) o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo relatando a experiência acadêmica e/ou profissional, endereço, números de telefones, fax e emails;
• No sistema OJS, adotado pela RGSA, o autor (es) terá a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitar as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais;
• O Sistema OJS anota a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do artigo, sendo que o autor (es) pode acompanhar o status de seu artigo, automaticamente pelo sistema;
• O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • O artigo deve ser submetido, somente online, ao site submissions