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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

• O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a versão preliminar apresentada em anais de eventos científicos nacionais e internacionais; •O artigo submetido à RGSA será avaliado primordialmente quanto a seu mérito científico; • O artigo pode ser submetido em português, espanhol ou inglês; • O artigo deverá ter no máximo quatro autores; • A RGSA estimula a participação, em regime de fast track dos melhores artigos apresentados em congressos da área. Vale ressaltar que esses artigos passam pela avaliação double blind review e são submetidos aos mesmos critérios de seleção adotados em relação aos demais textos; • O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico; • O Editor pode aceitar ou não o artigo submetido para publicação, de acordo com a política editorial do periódico; • O Editor pode sugerir alterações do artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria quanto em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA); • Os artigos devem ser escritos em linguagem clara e objetiva. O autor deve evitar a linguagem coloquial, jargões da área e termos técnicos sem a devida explicação; • É fundamental que os textos sejam submetidos à revisão de português, pois artigos com problemas dessa natureza serão rejeitados; • Os textos devem vir acompanhados, em arquivo separado, de carta que autorize a publicação e a cessão de direitos autorais; A RGSA adota as recomendações do Manual de Boas Práticas aprovado em 2010 no II Encontro de Editores Científicos de Administração e Contabilidade (II EnEC): - o autor que tem um artigo em processo de avaliação não deve submeter outro até receber a avaliação final da submissão; - a cada ano, a fração de artigos originários de uma determinada instituição (isto é, com pelo menos um autor, docente ou discente, a ela vinculado) não deve exceder 15% do total de artigos publicados; e - não deve ser publicado, no mesmo ano, mais de um artigo de um autor, independentemente da posição deste na autoria do texto. Embora a RGSA publique artigos que contribuem com a prática gerencial, é um periódico voltado à comunidade acadêmica. Desta forma, não serão aceitos trabalhos que tratem apenas da aplicação de modelos e ferramentas gerenciais em organizações, ou mesmo a análise de casos que não tenham contribuição ao avanço do conhecimento teórico ou resultados empíricos que estimulem futuras pesquisas na área. A fundamentação teórica deve ser consistente, com pesquisa bibliográfica atualizada e realizada em periódicos nacionais e internacionais importantes para a área de conhecimento.

Normas para publicação

• O arquivo deve estar em formato Microsoft Word ou RTF, não podendo ultrapassar 2MB; • Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA). • O texto deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 em espaço simples e alinhamento justificado; • Nos parágrafos, o recuo especial da primeira linha é de 1,25cm e não há espaçamento entre eles; • O layout da página deve ser feito em papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm); • Os artigos devem ter, no mínimo, 14 e, no máximo, 17 páginas, incluindo tabelas, notas e referências. • A seguinte estrutura deve ser seguida na redação do artigo: título, resumo, palavras-chave, abstract, key-words, introdução, fundamentação teórica, método de pesquisa, resultados da pesquisa, análise e discussão dos resultados, considerações finais (principais conclusões, limitações da pesquisa e recomendações para futuros estudos) e as referências; • O título do trabalho e das seções do artigo devem ser escritos em caixa alta e os subtítulos em caixa baixa, ambos em negrito com numeração arábica correspondente; • Não é permitido incluir subtítulo imediatamente após um título ou um subtítulo, é necessário, pelo menos, um parágrafo que os separe; • Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto, e escritos em fonte 10; • O resumo deve ter, no máximo, 250 palavras e ressaltar o objetivo, o método de pesquisa e os principais resultados; bem como o abstract correspondente; • O(s) autor(es) devem destacar de quatro a seis palavras-chave que indiquem o conteúdo do trabalho; assim como as Key words correspondentes; • Negritos devem ser utilizados apenas em títulos e subtítulos; • Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico, enquanto neologismos ou acepções incomuns entre “aspas”; • As notas devem ser evitadas, quando utilizadas devem servir para explicar ou esclarecer, de maneira sucinta, e não se confundir com referência à fonte; devem vir no final do texto, com numeração sequencial em algarismos arábicos; • O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais, problemas dessa natureza levarão a recusa do texto pelo editor; • O artigo aprovado para publicação será submetido à edição final e à revisão ortográfica e gramatical; • Não deve haver identificação do(s) autor(es) no corpo do trabalho. Em página separada deverão ser apresentado(s) o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo relatando a experiência acadêmica e/ou profissional, endereço, números de telefones, fax e emails; • No sistema OJS, adotado pela RGSA, o autor (es) terá a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitar as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais; • O Sistema OJS anota a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do artigo, sendo que o autor (es) pode acompanhar o status de seu artigo, automaticamente pelo sistema; • O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • O artigo deve ser submetido, somente online, ao site http://www.revistargsa.org

Processo de Avaliação por Pares

•A duração do processo de publicação é estimado entre 9 a 12 meses, a partir do momento em que o artigo é submetido no sistema. •Após a submissão, o sistema envia uma mensagem de confirmação para os autores e, ao mesmo tempo, para o Editor-Chefe, avisando da nova submissão. •Os textos passam pela primeira etapa, o “Desk Review”, em que se verifica se o artigo se ajusta ao escopo da revista, se há uma contribuição teórica-empírica e se está de acordo ao formato indicado. Essa etapa pode durar até três meses, tendo como resultados a rejeição do artigo ou a seleção para continuar no processo de avaliação. •Todo artigo submetido à RGSA é avaliado por, pelo menos, dois avaliadores (double blind review). É solicitado que se realize a avaliação em um prazo de 20 dias. A dupla avaliação por pares garante o anonimato tanto dos articulistas quanto dos avaliadores. •As avaliações são feitas em formulários de avaliação padronizados, havendo espaço para comentários personalizados, que são encaminhados ao autor(es) em caso de aceite condicional, correções ou recusa. •A avaliação considera: a relevância do artigo, estrutura textual, coerência entre introdução e problematização, referencial teórico relevante, métodos e técnicas de pesquisa rigorosos, a análise e discussão consistente de dados e conclusões/considerações finais. •No caso de parecer negativo por dois avaliadores, o artigo é automaticamente rejeitado. •Se os pareceres são díspares, o artigo é encaminhado para um terceiro especialista. •Caso haja necessidade de correções obrigatórias, é solicitado ao autor que as realize em, no máximo, 30 dias. A nova versão do documento é novamente encaminhada aos avaliadores para sua revisão. •É possível haver uma segunda rodada de correções, antes de ser aceito definitivamente. Ou, também, pode haver a possibilidade de as correções não terem sido satisfatoriamente realizadas. Nesse último caso, o artigo é rejeitado. •Sendo aceito, o Editor-Chefe envia um comunicado aos autores pelo sistema e se passa para o processo de edição, que leva aproximadamente um mês. •Antes da publicação definitiva o autor recebe um link com a publicação provisória para fazer uma última revisão do formato e dar sua aquiescência final. •Quando a edição é publicada, é enviado um e-mail com o link de acesso a todos os associados.

Formulário de Avaliação

1. RELEVÂNCIA DO ARTIGO

- O artigo apresenta novidade ou relevância científica (tema, teoria, método, resultado)?*

- O artigo trata de elementos teóricos ou empíricos da área socioambiental?*

2. ESTRUTURA TEXTUAL

- O título, o resumo/abstract e as palavras chave representam uma boa idéia do artigo como um todo?*

3. INTRODUÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO

- Faça uma avaliação sobre a introdução,a problematização e o objeto do trabalho.*

4. REFERENCIAL TEÓRICO

- Avalie se é contemplado o estado-da-arte sobre o assunto e se são utilizadas obras relevantes sobre o tema.*

5. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

- Avalie se os métodos e as técnicas de pesquisa utilizados permitiram a obtenção de resultados consistentes.*

6. ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

- Comente se há consistência na análise dos dados e se a discussão dos resultados é adequada.*

7. CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

- Comente se a conclusão ou considerações finais são coerentes com o problema e o objetivo propostos, assim como elas contemplam as diversas partes do artigo.*

8. AVALIAÇÃO GERAL

-Aponte no espaço abaixo sugestões aos autores para melhoria do artigo quanto a: (a) Conteúdo (resumo, introdução, referencial teórico, metódo de pesquisa, resultados da pesquisa, análise e discussão dos resultados e considerações finais (principais conclusões, limitações do estudo e recomendações para futuros estudos); (b) Forma (estrutura, linguagem, normas);*

9. CONCLUSÃO DO PARECER

-Recomendação Final:*

Aprovado (   )

Correções obrigatórias (    )

Encaminhar novamente para a avaliação (   )

Reprovado (   )

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores;
  2. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Microsoft Word;
  3. Os quadros, tabelas, gráficos, e ilustrações devem apresentar as respectivas legendas, citando a fonte completa;
  4. Unidades de medida devem seguir os padrões do Sistema Internacional (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org];
  5. O(s) autor (es) se responsabiliza(m) pelo conteúdo do artigo submetido à revista e autoriza(m) sua publicação.
 

Declaração de Direito Autoral

• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.